sábado, 15 de novembro de 2008

Família de Palavras


Uma família de palavras é um conjunto de palavras que têm a mesma raiz (radical). Derivam de uma palavra a que damos o nome de palavra primitiva.
São primitivas as palavras que primeiro entraram na língua e que, portanto, não derivam de nenhuma outra.
A partir de uma palavra primitiva, podem formar-se novas palavras.

Ex.: Quando entro numa sapataria, lembro-me sempre da centopeia. E se ela tivesse também de usar sapatos? Quando caminhasse, ouviríamos um autêntico sapateado!
Isto, porque a mãe resolveu comprar-nos sapatos novos. Para o meu irmão, acho que ela comprou uns sapatões, mas ele realmente é muito grande. Eu, que sou pequenina, ganhei uns sapatinhos.

Da palavra primitiva sapato, formaram-se outras palavras – uma família de palavras: sapataria, sapateado, sapatões, sapatinhos.

1 comentário:

2CPC20092010 disse...

Boa Noite, Colega!

Bem, Não sei como vim aqui parar!
De qualquer das maneiras, quero dar-lhe os parabéns pelos "pequenos" rastos que aqui deixou e que me parecem bastante interessantes.

Parabéns!!

A Colega,

Sofia Cunha

Blog http://paredesdecoura2c20092010.blogspot.com/